PLATAFORMA GEOGUIA: GUIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS DE CAMPO

Guia de Aula de Campo

No dicionário da Língua Portuguesa de Evanildo Bechara temos a definição da palavra guia: “1 ação ou efeito de guiar. 6 livro ou manual de instruções. 7 o que é modelo, orientador.” No Meu Dicionário.org há uma definição que chama muito a atenção “2. Direção” e na parte que faz referência ao substantivo masculino pode ser observado publicação contendo informações acerca de hotéis, restaurantes, locais a visitar costumes e outros informações necessárias (…); roteiro. Neste contexto temos a tranquilidade para assumir a necessidade sempre transparente de seguir orientativos, modelos ou guias de trabalho.
Dentre os termos e menções apresentados enquanto significados da palavra guia, podemos destacar a palavra roteiro e direção. É nesse sentido a proposição do produto didático – ora apresentado no site Guia Virtual de Aula de Campo – Geoguia.
É preciso reforçar ainda que o site Guia Virtual visa contribuir e dar movimento as ações que permeiam o exercício da Aula de Campo. Desse modo a criação do site é compreendida como ferramenta facilitadora para o desenvolvimento de Aulas de Campo.
O referido Guia, constitui um produto educacional que possa “[…] ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais” (LOCATELLI; ROSA, 2015, p. 197). Assim, a construção do site tem uma finalidade formal pedagógica aplicada ao ensino de Geografia. Entretanto, ao materializar os produtos educacionais tanto o pesquisador quanto o público que dele se utiliza devem:

[…] compreender que esses produtos não são receitas acabadas o como fazer (ensinar), mas ferramentas que indicam caminhos a serem percorridos, considerando-se as mudanças necessárias conforme o contexto e o público aos quais esses produtos se destinam (FREIRE et al 2017, p. 380).

Fundamentado nessa compreensão, a construção do site Guia Virtual para Aula de Campo – Geoguia será uma ferramenta em constante construção. Assim, o produto educacional aqui proposto visa indicar caminhos, propor um aporte pedagógico para aulas de campo e na medida da aplicabilidade deste produto, ajustes, mudanças, transformações poderão ser feitas.
Nesse sentido, o site Guia Virtual para Aula de Campo – Geoguia é um instrumento mediador para o desenvolvimento de aprendizagens, trata-se de ferramenta flexível para nortear atividades que transcendam a prática disciplinar.
O site terá como público-alvo profissionais que tenham interesse em desenvolver e estudar Aula de Campo. O Guia terá na Geografia a ciência norteadora, sendo esta entrelaçada ao outras ciências para construir práticas interdisciplinares e transdisciplinares.

PLATAFORMA GEOGUIA: GUIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS DE CAMPO

Guia de Aula de Campo

No dicionário da Língua Portuguesa de Evanildo Bechara temos a definição da palavra guia: “1 ação ou efeito de guiar. 6 livro ou manual de instruções. 7 o que é modelo, orientador.” No Meu Dicionário.org há uma definição que chama muito a atenção “2. Direção” e na parte que faz referência ao substantivo masculino pode ser observado publicação contendo informações acerca de hotéis, restaurantes, locais a visitar costumes e outros informações necessárias (…); roteiro. Neste contexto temos a tranquilidade para assumir a necessidade sempre transparente de seguir orientativos, modelos ou guias de trabalho. Dentre os termos e menções apresentados enquanto significados da palavra guia, podemos destacar a palavra roteiro e direção. É nesse sentido a proposição do produto didático – ora apresentado no site Guia Virtual de Aula de Campo – Geoguia. É preciso reforçar ainda que o site Guia Virtual visa contribuir e dar movimento as ações que permeiam o exercício da Aula de Campo. Desse modo a criação do site é compreendida como ferramenta facilitadora para o desenvolvimento de Aulas de Campo. O referido Guia, constitui um produto educacional que possa “[…] ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais” (LOCATELLI; ROSA, 2015, p. 197). Assim, a construção do site tem uma finalidade formal pedagógica aplicada ao ensino de Geografia. Entretanto, ao materializar os produtos educacionais tanto o pesquisador quanto o público que dele se utiliza devem: […] compreender que esses produtos não são receitas acabadas o como fazer (ensinar), mas ferramentas que indicam caminhos a serem percorridos, considerando-se as mudanças necessárias conforme o contexto e o público aos quais esses produtos se destinam (FREIRE et al 2017, p. 380). Fundamentado nessa compreensão, a construção do site Guia Virtual para Aula de Campo – Geoguia será uma ferramenta em constante construção. Assim, o produto educacional aqui proposto visa indicar caminhos, propor um aporte pedagógico para aulas de campo e na medida da aplicabilidade deste produto, ajustes, mudanças, transformações poderão ser feitas. Nesse sentido, o site Guia Virtual para Aula de Campo – Geoguia é um instrumento mediador para o desenvolvimento de aprendizagens, trata-se de ferramenta flexível para nortear atividades que transcendam a prática disciplinar. O site terá como público-alvo profissionais que tenham interesse em desenvolver e estudar Aula de Campo. O Guia terá na Geografia a ciência norteadora, sendo esta entrelaçada ao outras ciências para construir práticas interdisciplinares e transdisciplinares.