PLATAFORMA GEOGUIA: GUIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS DE CAMPO

Trilhas para a segurança: Documentos e autorizações

Documentação e autorizações dispõe-se sobre o acesso aos modelos de fichas de autorização. Provavelmente, é um dos documentos mais importantes em relação à saída com estudantes para os ambientes externos à escola. Não é tolerável estar sem a documentação assinada pelos responsáveis e reconhecia por parte da gestão escolar, com todos os percursos aprovados de acordo com os protocolos definidos. Tendo novamente como referência o Estado de Mato Grosso que dispõe de fichas de autorização para que sejam anexadas ao planejamento da Aula de Campo.
Muitos professores consideram burocrática essa fase do planejamento devido ao tempo gasto e aos instrumentos necessários para que o projeto seja aprovado pelos órgãos responsáveis. As fichas fazem parte do Protocolo da Aula de Campo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso que vigorou no começo de 2022. Por conseguinte, são vários os elementos encontrados e que contribuem para a melhor organização da prática de campo ou de atividades externas ao espaço escolar. Oportuno esclarecer que o Formulário de Autorização poderá ser visto no Anexo B.
A ficha de autorização aqui apresentada é denominada de Formulário de Autorização da Aula de Campo, sendo a primeira parte destinada à descrição da Aula de Campo que precisa ser preenchida na Unidade Escolar. Enquanto a segunda parte deve ser preenchida pelo responsável, onde poderão ser encontrados todos os dados relativos a este e ao estudante. A terceira e última parte é preenchida pela escola onde indicará o responsável pelo acompanhamento dos estudantes durante as atividades externas.
A segunda ficha (Anexo C), apresentada pela Seduc-MT, refere-se ao Formulário de Identificação dos Estudantes, na qual é possível perceber, de início, a identificação do professor responsável e a quantidade de estudantes participantes. Na segunda parte podem ser verificados os nomes dos estudantes, nomes dos responsáveis e o número de telefones destes. É crucial o preenchimento correto da ficha para que, em caso de incidente ou algo parecido, os responsáveis possam contribuir ou serem avisados o mais rápido possível.
Cabe ressaltar que as fichas de identificação e de acompanhamento são insuficientes para garantirem a segurança na ação prática aqui em questão. Como dito, é preciso estar acompanhado da ficha médica preenchida pelos responsáveis quando o aluno for menor de idade. Essa ação ampliará a segurança e minimizará os imprevistos.

PLATAFORMA GEOGUIA: GUIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS DE CAMPO

Trilhas para a segurança: Documentos e autorizações

Documentação e autorizações dispõe-se sobre o acesso aos modelos de fichas de autorização. Provavelmente, é um dos documentos mais importantes em relação à saída com estudantes para os ambientes externos à escola. Não é tolerável estar sem a documentação assinada pelos responsáveis e reconhecia por parte da gestão escolar, com todos os percursos aprovados de acordo com os protocolos definidos. Tendo novamente como referência o Estado de Mato Grosso que dispõe de fichas de autorização para que sejam anexadas ao planejamento da Aula de Campo. Muitos professores consideram burocrática essa fase do planejamento devido ao tempo gasto e aos instrumentos necessários para que o projeto seja aprovado pelos órgãos responsáveis. As fichas fazem parte do Protocolo da Aula de Campo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso que vigorou no começo de 2022. Por conseguinte, são vários os elementos encontrados e que contribuem para a melhor organização da prática de campo ou de atividades externas ao espaço escolar. Oportuno esclarecer que o Formulário de Autorização poderá ser visto no Anexo B. A ficha de autorização aqui apresentada é denominada de Formulário de Autorização da Aula de Campo, sendo a primeira parte destinada à descrição da Aula de Campo que precisa ser preenchida na Unidade Escolar. Enquanto a segunda parte deve ser preenchida pelo responsável, onde poderão ser encontrados todos os dados relativos a este e ao estudante. A terceira e última parte é preenchida pela escola onde indicará o responsável pelo acompanhamento dos estudantes durante as atividades externas. A segunda ficha (Anexo C), apresentada pela Seduc-MT, refere-se ao Formulário de Identificação dos Estudantes, na qual é possível perceber, de início, a identificação do professor responsável e a quantidade de estudantes participantes. Na segunda parte podem ser verificados os nomes dos estudantes, nomes dos responsáveis e o número de telefones destes. É crucial o preenchimento correto da ficha para que, em caso de incidente ou algo parecido, os responsáveis possam contribuir ou serem avisados o mais rápido possível. Cabe ressaltar que as fichas de identificação e de acompanhamento são insuficientes para garantirem a segurança na ação prática aqui em questão. Como dito, é preciso estar acompanhado da ficha médica preenchida pelos responsáveis quando o aluno for menor de idade. Essa ação ampliará a segurança e minimizará os imprevistos.