PLATAFORMA GEOGUIA: GUIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS DE CAMPO

Trilhas para a segurança: Hidratação

Isto é fundamental para qualquer atividade e deve ser levado em consideração durante o planejamento das ações ligadas à Aula de Campo. Imprescindível saber com antecedência e com segurança os locais onde há água potável que contribuirá para o sucesso das atividades e a segurança dos participantes. De acordo com o Protocolo de conduta e segurança em aulas de campo do Instituto de Geociências da USP: Uma variedade de patógenos, incluindo bactérias, parasitas e vírus, pode sobreviver em fontes naturais de água, como córregos, lagos, rios, bicas e nascentes. A ingestão de água dessas fontes deve, portanto, ser evitada. Se uma fonte de água tratada não estiver disponível na área de campo, recomenda-se levar a própria água, em quantidade suficiente para durar o dia todo (USP, 2015, p. 11).

A partir dessa reflexão é preciso levar em consideração alguns cuidados: saber com antecedência quais locais serão possíveis para aquisição de água; assegurar que todos levem suas garrafinhas; verificar se o transporte utilizado tenha água para todos durante a execução do trajeto. Vale salientar que poderá ocorrer imprevisto e água nunca é demais; ter água em quantidade e qualidade, caso algum aluno esqueça ou não tenha mais água em seu recipiente.

PLATAFORMA GEOGUIA: GUIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS DE CAMPO

Trilhas para a segurança: Hidratação

Isto é fundamental para qualquer atividade e deve ser levado em consideração durante o planejamento das ações ligadas à Aula de Campo. Imprescindível saber com antecedência e com segurança os locais onde há água potável que contribuirá para o sucesso das atividades e a segurança dos participantes. De acordo com o Protocolo de conduta e segurança em aulas de campo do Instituto de Geociências da USP: Uma variedade de patógenos, incluindo bactérias, parasitas e vírus, pode sobreviver em fontes naturais de água, como córregos, lagos, rios, bicas e nascentes. A ingestão de água dessas fontes deve, portanto, ser evitada. Se uma fonte de água tratada não estiver disponível na área de campo, recomenda-se levar a própria água, em quantidade suficiente para durar o dia todo (USP, 2015, p. 11). A partir dessa reflexão é preciso levar em consideração alguns cuidados: saber com antecedência quais locais serão possíveis para aquisição de água; assegurar que todos levem suas garrafinhas; verificar se o transporte utilizado tenha água para todos durante a execução do trajeto. Vale salientar que poderá ocorrer imprevisto e água nunca é demais; ter água em quantidade e qualidade, caso algum aluno esqueça ou não tenha mais água em seu recipiente.