PLATAFORMA GEOGUIA: GUIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS DE CAMPO

Trilhas para a segurança: Equipe de sustentação

Na aba Aula de Campo: equipe de sustentação pretende-se contribuir diretamente para a garantia da segurança e da qualidade das atividades previstas. É preciso que cada membro seja de confiança e tenha responsabilidade de agir quando for necessário. Ainda nessa fase, devem ser especificadas as pessoas que contribuirão para a realização da atividade proposta. É preciso comunicar a gestão escolar, por meio da coordenação pedagógica, os envolvidos, para que a escola se organize e todos possam participar das atividades. Os responsáveis devem ter conhecimento das atividades que serão desenvolvidas. Além disso, é necessário que todos conheçam e tenham em mãos a identificação dos estudantes presentes na atividade. Essas informações contribuirão para minimizar as possibilidades de imprevistos.
A partir da experiência de várias Aulas de Campo já realizadas, no sítio eletrônico, foi criada a aba Indicações aos docentes e responsáveis no exercício das Aulas de Campo com o intuito de auxiliar o profissional nas atividades propostas e atrair os estudantes presentes nessas atividades para terem comprometimento, inclusive com os horários, e o rigor necessário para o controle dos envolvidos. Convém prever o menor número de estudantes possível por responsável por ser uma preocupação fundamental para o sucesso da atividade de campo. Apesar de não ser obrigatória, é primordial ressaltar a participação de pais e cuidadores, caso tenha estudante com deficiência para oferecer tranquilidade ao participante.
Caso seja vedada a participação de professores que não estejam vinculados diretamente ao projeto, há possibilidades que devem ser levadas em consideração, sendo válida a participação dos demais profissionais da área de educação em atividades de Aula de Campo. Por exemplo, ao convidar profissionais de outras áreas como os da secretaria e de apoio para as aulas de campo, esses se sentirão valorizados, pode, portanto, resultar numa experiência construtiva para as relações interpessoais da escola. Outro exemplo, em uma Aula de Campo que demanda mais tempo com atividades em áreas com trilhas com vegetação, relevo acidentado é preciso ter uma equipe de sustentação mais ampla, prevendo, inclusive apoios como corporação de bombeiros, um profissional da segurança treinado ou profissionais da área de saúde.

PLATAFORMA GEOGUIA: GUIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS DE CAMPO

Trilhas para a segurança: Equipe de sustentação

Na aba Aula de Campo: equipe de sustentação pretende-se contribuir diretamente para a garantia da segurança e da qualidade das atividades previstas. É preciso que cada membro seja de confiança e tenha responsabilidade de agir quando for necessário. Ainda nessa fase, devem ser especificadas as pessoas que contribuirão para a realização da atividade proposta. É preciso comunicar a gestão escolar, por meio da coordenação pedagógica, os envolvidos, para que a escola se organize e todos possam participar das atividades. Os responsáveis devem ter conhecimento das atividades que serão desenvolvidas. Além disso, é necessário que todos conheçam e tenham em mãos a identificação dos estudantes presentes na atividade. Essas informações contribuirão para minimizar as possibilidades de imprevistos. A partir da experiência de várias Aulas de Campo já realizadas, no sítio eletrônico, foi criada a aba Indicações aos docentes e responsáveis no exercício das Aulas de Campo com o intuito de auxiliar o profissional nas atividades propostas e atrair os estudantes presentes nessas atividades para terem comprometimento, inclusive com os horários, e o rigor necessário para o controle dos envolvidos. Convém prever o menor número de estudantes possível por responsável por ser uma preocupação fundamental para o sucesso da atividade de campo. Apesar de não ser obrigatória, é primordial ressaltar a participação de pais e cuidadores, caso tenha estudante com deficiência para oferecer tranquilidade ao participante. Caso seja vedada a participação de professores que não estejam vinculados diretamente ao projeto, há possibilidades que devem ser levadas em consideração, sendo válida a participação dos demais profissionais da área de educação em atividades de Aula de Campo. Por exemplo, ao convidar profissionais de outras áreas como os da secretaria e de apoio para as aulas de campo, esses se sentirão valorizados, pode, portanto, resultar numa experiência construtiva para as relações interpessoais da escola. Outro exemplo, em uma Aula de Campo que demanda mais tempo com atividades em áreas com trilhas com vegetação, relevo acidentado é preciso ter uma equipe de sustentação mais ampla, prevendo, inclusive apoios como corporação de bombeiros, um profissional da segurança treinado ou profissionais da área de saúde.