PLATAFORMA GEOGUIA: GUIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS DE CAMPO

A Aula de Campo: Trilhas, Caminhos e Outras Cartografias

A Região Centro-Oeste consiste numa das regiões brasileiras mais diversificadas tendo em vista seus aspectos econômicos, socioculturais e ambientais. Essa diversidade a torna propícia para atividades que contribuam para a interação e integração do ser humano ao espaço, possibilitando à escola realizá-las com qualidade tendo como referência a aprendizagem (CÓCARO, 2016). Neste contexto, o Estado de Mato Grosso se destaca naturalmente por ter os três principais biomas brasileiros, sendo Amazônia com a maior área territorial, seguido pelo Cerrado e, por fim, o Pantanal, também localizado no Estado do Mato Grosso do Sul. Há ainda uma rica diversidade de recursos minerais, além de possuir três das mais importantes regiões hidrográficas brasileiras (Amazônica, Araguaia-Tocantins e Paraguai) (CÓCARO, 2016).
Mato Grosso apresenta uma economia bastante fecunda, com ênfase para a produção de grãos, carne e peixe; e encontra-se em pleno desenvolvimento industrial, com crescente comércio. No aspecto social, apresenta uma exuberância cultural resultado do processo de ocupação por vários povos e etnias. Apesar das riquezas produzidas, possui fragilidades quanto à distribuição de renda e dificuldade no que se refere à segregação e desigualdade social (CÓCARO, 2016). Neste diapasão, as atividades econômicas desenvolvidas intensificam danos ambientais, embora haja ações de minimização de impactos. Há ainda necessidade de atividades voltadas ao não só para o descarte do lixo, saneamento básico, prática da queimada, bem como a contaminação de solos, dentre outros problemas.
Diante do exposto, nota-se que há necessidade de que ocorra com frequência a presença de estudantes em ambientes externos à sala de aula, onde poderão se inteirar e refletir sobre as ações necessárias para minimizar os danos causados ao meio ambiente no qual estão inseridos. Considerando os últimos anos, o Apêndice apresenta um Catálogo das vivências em Aula de Campo no qual são indicados: série/ano, o objetivo e o local da Aula de Campo, correspondência de Unidades Temáticas, Habilidades e seus objetos de conhecimentos voltados ao componente de Geografia – séries iniciais e do Ensino Médio. Tais experiências foram inseridas na aba do sítio eletrônico Catálogo de aula de campo.
Por fim, o diálogo entre a teoria e prática de Aula de Campo compreende o conjunto de informações utilizadas na construção do produto pedagógico resultado desta dissertação no sítio eletrônico Guia Virtual de Aula de Campo – Geoguia.

PLATAFORMA GEOGUIA: GUIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS DE CAMPO

A Aula de Campo: Trilhas, Caminhos e Outras Cartografias

A Região Centro-Oeste consiste numa das regiões brasileiras mais diversificadas tendo em vista seus aspectos econômicos, socioculturais e ambientais. Essa diversidade a torna propícia para atividades que contribuam para a interação e integração do ser humano ao espaço, possibilitando à escola realizá-las com qualidade tendo como referência a aprendizagem (CÓCARO, 2016). Neste contexto, o Estado de Mato Grosso se destaca naturalmente por ter os três principais biomas brasileiros, sendo Amazônia com a maior área territorial, seguido pelo Cerrado e, por fim, o Pantanal, também localizado no Estado do Mato Grosso do Sul. Há ainda uma rica diversidade de recursos minerais, além de possuir três das mais importantes regiões hidrográficas brasileiras (Amazônica, Araguaia-Tocantins e Paraguai) (CÓCARO, 2016). Mato Grosso apresenta uma economia bastante fecunda, com ênfase para a produção de grãos, carne e peixe; e encontra-se em pleno desenvolvimento industrial, com crescente comércio. No aspecto social, apresenta uma exuberância cultural resultado do processo de ocupação por vários povos e etnias. Apesar das riquezas produzidas, possui fragilidades quanto à distribuição de renda e dificuldade no que se refere à segregação e desigualdade social (CÓCARO, 2016). Neste diapasão, as atividades econômicas desenvolvidas intensificam danos ambientais, embora haja ações de minimização de impactos. Há ainda necessidade de atividades voltadas ao não só para o descarte do lixo, saneamento básico, prática da queimada, bem como a contaminação de solos, dentre outros problemas. Diante do exposto, nota-se que há necessidade de que ocorra com frequência a presença de estudantes em ambientes externos à sala de aula, onde poderão se inteirar e refletir sobre as ações necessárias para minimizar os danos causados ao meio ambiente no qual estão inseridos. Considerando os últimos anos, o Apêndice apresenta um Catálogo das vivências em Aula de Campo no qual são indicados: série/ano, o objetivo e o local da Aula de Campo, correspondência de Unidades Temáticas, Habilidades e seus objetos de conhecimentos voltados ao componente de Geografia – séries iniciais e do Ensino Médio. Tais experiências foram inseridas na aba do sítio eletrônico Catálogo de aula de campo. Por fim, o diálogo entre a teoria e prática de Aula de Campo compreende o conjunto de informações utilizadas na construção do produto pedagógico resultado desta dissertação no sítio eletrônico Guia Virtual de Aula de Campo – Geoguia.